NavBar

domingo, 16 de outubro de 2011

Entendendo a Sociedade - O medo do Petróleo

   Como vão vocês, eu sinto muito ter passado todo esse tempo sem postar nada, mas estive meio ocupado na minha vida social como havia comentado antes.
   Hoje eu vou falar sobre uma coisa em que todos nós tememos, tanto se usar demais quanto se acabar, o Petróleo!
   Para começar vou dar um viés histórico, como a maioria de vocês já sabem o petróleo vem dos fosseis, como assim? A muito tempo atrás um bocado de dinossauros morreram, a tal extinção, não só dinossauros mas também outro bocado de especies que se extinguiram por não conseguir se adaptar ao novo mundo, depois de mortos, os corpos se decompõem e os ossos se fossilizam, um processo natural, mais uma vez, natural. Pois bem, esse dura milhões de anos, para que o fóssil fique igual ao "ouro preto" que nós conhecemos. Mas é ai que nasce o primeiro problema, se isso é um processo NATURAL que precisa de MILHÕES DE ANOS para que os FOSSEIS virem petróleo, como é que vamos usar e renovar depois? Exato, o petróleo é um recurso esgotável, quer dizer, ele acaba, é finito, pelo menos para nossas cabecinhas ingênuas, mas disso vou falar depois, enfim, sabendo disso os EUA ficaram loucos, por que se acabar o petróleo acaba o combustível americano, sabe eles vivem praticamente do petróleo, logo iniciou-se uma corrida desesperada a procura de substituir o petróleo por outras fontes de energia que sejam renováveis e sustentáveis, mas como eu já disse esse negocio de sustentabilidade não existe, quando o Brasil, Lula, começou a fazer pesquisa com o Óleo de Mamona, o tal do Biocombustível, ele não estava procurando um substituinte para o petróleo, ele tava procurando um combustível que ficasse no lugar do diesel, constituinte do petróleo. Sabem como eu sei disso? Se a produção de bicombustível está indo tão bem, então pra quê explorar o Pré-sal? Só que, voltando para o que eu disse anteriormente, o petróleo apesar de finito, nunca irá se acabar, até pelo menos tiver como pagar.
   Assim vem-se o segundo problema, ainda tem petróleo para os próximos 100 anos, e com mais ou menos 50 anos de exploração o mundo vive a calamidade que está agora, imagine se nós usarmos tal combustível aceleradamente como fazemos, durante 100 anos, acho que a terra se acaba antes do petróleo.   Se eles querem tanto um uso sustentável, então parem agora de usar petróleo oras bolas. Eu fico irritado com isso. Pois bem, a poluição, pelo menos o que eu sei, do petróleo é devastadora, por que em todos os componentes do mesmo vem carregado de Hidrocarbonetos Pesados, que são altamente poluidores, por que tipo, quantos mais carbono estiver na mistura, mais carbonos irão reagir com o oxigênio lá na atmosfera. Legal né? Não, e estamos contribuindo pra isso, exemplo a formula molecular da gasolina é c8h18, um octano, já o do biocombustível é c2h60, um etanol, isso quer dizer, existem 6 carbonos a menos que a gasolina e ainda tem o H e o O para reagir e formar água.
   Assim fechamos nossa arvore de problemas, e alem disso existem vários outros componentes do petróleo que ajudam com a destruição da nossa querida atmosfera.
   Então é isso galera! Valeu, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem Aqui! Sem Vergonha!