"Ficais pela fé, ou ficais pela diversão"
A alguns séculos atrás, um grande político e imperador romano Otávio Augusto, pensou em uma política que prendesse o povo em seu regime, para que ele conseguisse sufocar as revoltas. E com um golpe de mestre, implementou a política do Panem et Circenses, do romano, (Panem=Pão) e (Circenses=Jogos de Circo). Esta política constituísse da pratica de combates entre gladiadores em uma arena aberta ao público, onde lá era distribuído pão gratuitamente. Essa política causou um enorme custo, aumentando os impostos e sufocando a economia do império. Esse nome, "Pão e Circo" veio das Sátiras de Juvenal, que principalmente causou revolta, pois a população, comendo e se divertindo, não teria do que reclamar.
Mesmo de depois de quase mil anos, e mesmo que essa política não tenha dado muito certo, você ainda vê restícios dela, em vários locais do mundo, hoje vou citar apenas um, minha cidade, que é um exemplo que a cultura romana ainda não está morta.
Todos os anos, aqui em fortaleza, há uma comemoração de final de ano, onde a prefeita junto do o governador do estado fazem shows com bandas famosas, daí você se pergunta, então a cidade está indo de vento em poupa? A resposta é tão simples quanto a pergunta, não. O caus está solto na cidade, quase todas as categorias publicas estão entrando em greve, ou já entraram, todas insatisfeitas com as condições de trabalho, e durante um desses shows, quem estava de greve era a policia estadual, que acabou no dia histórico para fortaleza, na quarta-feira(03/01/2012), todos os policiais entram em paralisação forçada, assaltos se alastraram por toda a cidade, da Aldeota a Rosalinda, bandidos estavam sendo punidos pela população revoltada. Mas a culpa não era dos policiais, e sim do querido governador, o mesmo que liberou o show sem nem pestanejar. Hoje em dia, você pode chegar e perguntar para qualquer cidadão, oque você acha do nosso atual governador? Tenho certeza que boa parte responderam coisas positivas sobre.
A pouco tempo o Governador do Ceará, Cid Gomes, inaugurou a primeira rota do metrô de fortaleza que a tanto tempo se arrasta, e logo após fez uma "festinha" para a população. Isso é revoltante, uma coisa que era obrigação dele, pois esse metrô já vinha se arrastando a mais de 10 anos, e ele acelerou apenas para promover seus candidatos nessas eleições de agora. E logo depois da festa, a população já esta endeusando ele, mas do lado, os Motoristas de Ônibus estavam protestando por melhores condições de trabalho.
Mas não é de se espantar, pois é assim que funciona o Pão e Circo, juntando o "bolsa família", que o governo federal dá para a população carente, e os shows espalhafatosos para a população, não tem doque o povo reclamar, e o nosso Brasil vai se afundando cada vez mais. Uma prática que a muito tempo foi extinta, se mostra nada mais do que um política que sempre existiu, mas nós não queremos ver, apenas deixamos de lado. Praticas como as de hoje, em que os vereadores "se deram" 28% de aumento, que já é o 4 em quatro anos, enquanto tem professores da rede federal que não tem aumento a muito tempo! Mas a população não vê isso, pois está muito ocupadas nos shows que o governo proporciona! A hora de acordar chegou! As eleições estão ai, vamos botar no poder aquele que fará por nós, não quem parece que fez!
Deixo a vocês a simples pergunta: Queres continuar como estão ou querem mudar? A resposta e oque se deve fazer para realizar vocês sabem!

Começo por lhe parabenlizar mais uma vez pelo execelente trabalho que vem fazendo no blog é engrandecedor a todos aqueles que o lê.
ResponderExcluirBom todas as idéis expostas no último poster são bem identicas com os meus pensamentos.
Desde que me entendo por "gente" sou contra os show promovidos pelo governo do estado em parceria com nossa prefeitura, sejam eles os de férias (Férias no Ceará)ou os de Fim de Ano, o que foi citado pelo poster, é ainda mais absurdo do que todos os outros que o antercederam, sei que a população não pode viver com medo dos bandidos ou da violência, mas creio que grande parte da culpa não venha a ser do nosso magnifico governador Cid Gomes, que nos pôs em risco devido a falta de segurança ocasionada pela greve dos polícias, mas sim da população que se omite e se arrisca cada vez mais por coisas tão fúteis como os show promovidos, como forma de nos alienar, deixar-nos "por fora" do ocorrido ou mesmo como remédio para esquecimento e olha vem funcionando bastante com grande parte da população.
Agora partindo para segunda parte o Metrô de Fortaleza, muitos dizem "ohhhhhhhhhhhhh", como você citou até que enfim saiu... Mas estou aqui pensando, o quê mesmo? Ah aquele metrô lá que é totalmente diferente dos outros, que demorou anos e anos para ser concluido, como? Para ser o quê? Ah concluido, mas quem disse que o Metrô de Fortaleza foi realmente entregue a população? Quem nos afirmou que ele está concluido? Pelo que sei ninguém, nem mesmo o próprio governador disse isso, afinal a única coisa que está acontecendo são trabalhadores que acreditam está usurfluindo de bens da população cearense, não, vocês estão fazendo hora extra de trabalho, mas tem uma coisa é de GRAÇA, vocês estão servindo de cobaia, vocês estão substituindo os sacos de areia que eram utilizados até o prezado momento da inauguração, é isso que está acontecendo, não é bondade o que faz com que não haja passagem, mas sim uma forma de previnir ou amenizar, caso ocorra um erro que venha a ferir ou até mesmo tirar a vida de um de nos cidadãos que fazemos hora extra para que seja avaliado o desempenho do metrô. E aí ainda vai aplaudir nosso governador?
Você citou alguns benefícios sociais ofertados pelo governo, mas esqueceu de um que concerteza indigna a sociedade, saber como se chama não sei isso sou sincera, mas sei como funciona veja só é assim uma pessoa mata alguém seja pai de família, trabalhador, bandido ou qualquer outra coisa, basta que essa pessoa mate alguém ai sua mulher aquela que provavelemente não trabalha só pariu alguma ou algumas crianças pelo mundo, então se é dado um salário de mais ou menos R$900,00. E você se pergunta e se o morto for um pai de família trabalhador? É desse jeito que você esta imaginando. Além de sofrer a dor, sofreram a injustiça de um país desigual.
Desigual em tudo, tudo mesmo até na hora da distribuição finaceira como você citou, porém mais uma vez venho dizer isso é culpa nossa, afinal fomos nos que colocamos eles no poder e grande parte da população trabalhadora entra em reivindicações mais logo desiste, se tem uma classe inteligente e lutadora é a classe dos professores que não se deixa levar por pouco, não quero puxar o saco para meu lado, mas que tal juntarmos forças e lutarmos pela mesma causa afinal essa luta não é de uma classe é de só uma nação!
E aí ainda vamos ficar parados? Esse é nosso ano vamos fazer valer a força do nosso voto.